Tomb Raider

Tomb Raider é uma série de jogos, quadrinhos e filmes tendo como protagonista a personagem Lara Croft. Desde o lançamento do primeiro Tomb Raider, em 1996, as séries tiveram um grande lucro e Lara transformou-se no principal ícone da indústria de vídeo games. O Guiness Book reconheceu Lara Croft como "a heroína de vídeo game mais bem sucedida" em 2006.

Seis jogos da série foram desenvolvidos pela Core Design, e os dois últimos pela Crystal Dynamics. Todos os jogos foram publicados pela Eidos Interactive, que mantém os direitos dos personagens e a marca registrada de Tomb Raider. Para o cinema, Lara Croft: Tomb Raider e Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life foram produzidos, estrelando a atriz americana Angelina Jolie como Lara Croft. Todos os jogos Tomb Raider venderam mais de 30 milhões de unidades, fazendo uma das séries de video jogos mais vendidas de todos os tempos.

O primeiro jogo da série foi publicado pela Eidos Interactive para o Sega Saturn e posteriormente portado para o Playstation. Ironicamente, foi um dos jogos responsáveis pela ascenção da Sony na indústria dos videogames, apesar de ter nascido no console da concorrente.
Karima Adedibe: uma das modelos que representaram Lara

O jogo apresenta em um mundo totalmente 3D uma série de tumbas, calabouços e outras localizações, por onde o jogador tem de guiar Lara, matando animais perigosos e outras criaturas sobrenaturais, enquanto coleta objetos e resolve enigmas.

Tomb Raider é um dos exemplos mais antigos do gênero 3D. O game é caracterizado como aventura e tiro em terceira pessoa. Cada jogo da série introduziu novas armas e movimentos, por exemplo, em The Last Revelation Lara pode atravessar abismos por meio de cordas e em Legend, foi introduzido um gancho magnético, que pode ser usado também para atravessar abismos,assim como ou para puxar objetos de metal.

Quanto aos inimigos, que na primeira aventura eram predominantemente animais, posteriormente tornaram-se mais inteligentes e, em boa parte, vieram a se tornar humanos. Os gráficos, as cenas em computação gráfica e os quebra-cabeças melhoraram. A personagem também passou a explorar locais mais abertos, além de templos e locais hinóspitos no geral.

As histórias são geralmente baseadas na procura de poderosos artefatos, com Lara numa corrida contra uma sinistra liga de bandidos. Esses artefatos geralmente são místicos e podem inclusive ter poderes sobrenaturais.