Dance Dance Revolution - a nova febre do momento!

Dance Dance Revolution, ou DDR (também chamado de Dancing Stage na Europa), é uma série de videogames musicais produzida pela Konami. Surgiu em arcades japoneses em setembro de 1998, após ser exibida na Tokyo Game Show no início do ano. Desde então, o jogo alcançou um sucesso razoável ao redor do mundo, incluindo a América do Norte e a Europa. Até 2005, foram produzidas mais de 90 versões oficiais, incluindo versões para consoles domésticos. A série Dance Dance Revolution faz parte da divisão Bemani da empresa, que cuida de jogos musicais.

O jogo inclui uma base ou um tapete de dança com quatro setas: Para cima, para baixo, esquerda e direita. Deve-se pressionar as setas com os pés conforme setas correspondentes atingem um ponto na tela. Essas setas são sincronizadas com o ritmo da música, levando o jogador a "dançar" no ritmo desta dança. Por fim, mostra-se uma pontuação baseada no quanto o jogador conseguiu acompanhar as setas da tela com movimentos correspondentes dos pés.

O funcionamento de todos os jogos da série é mais ou menos igual: um conjunto de setas desliza pela tela, de baixo pra cima, passando por um conjunto de quatro setas transparentes na parte superior da tela. Quando uma das setas deslizantes passa por uma seta transparente correspondente, o jogador deve pressionar, com o pé, a seta correspondente na base ou tapete de dança. No topo da tela há uma "barra de vida", semelhante a de jogos de luta como Mortal Kombat. A barra se enche conforme o jogador consiga acompanhar as setas e se esvazia conforme não consiga. Caso essa barra se esvazie por completo, o jogo acaba. Caso contrário, o jogador recebe uma nota por sua performance e pode continuar com outra música (geralmente há um limite de músicas, de três a cinco).

As músicas que acompanham o jogo têm em torno de 1 ou 2 minutos de duração e podem ser escolhidas pelo usuário: cada uma tem vários esquemas de passos correspondente, e uma indicação de quanto cada esquema é difícil de se acompanhar. Essa dificuldade é expressa por uma escala de "pés", sendo que mais pés indicam uma dificulade maior.